Portal da Prefeitura Municipal de Candeias - Eventos

OUTUBRO ROSA - Palestra educativa apresentada pela psicóloga Ilmara Suarez

25/10/2012 09:00:00    Fonte: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

 

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA O OUTUBRO ROSA DE CANDEIAS

O movimento acontecerá nos dias 25 e 26 de outubro no Centro de Referência da Mulher

A Secretaria de Saúde de Candeias promoverá, nos dias 25 e 26 de outubro de 2012, o projeto Outubro Rosa, que visa a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce do Câncer de Mama.

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo e seu nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Com o início nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama no mês de outubro, este referido mês tornou-se o mês referência de prevenção do câncer de mama em diversos países.

A Clínica de Referência da Mulher de Candeias, junto com a coordenadoria e toda equipe, é responsável pela iniciativa do evento no município, realizando palestras educativas com o apoio de assistentes sociais de uma psicóloga, assim como sorteios de mamografias e ultrassonografia mamária, que serão marcadas de acordo com a disponibilidade do setor responsável. Brindes que marcam o Outubro Rosa também serão entregues no final das palestras.

Para a Secretaria de Saúde de Candeias, essa mobilização traz grande satisfação a toda equipe da Saúde, em especial a equipe da Clínica de Referência da Mulher, uma vez que o foco do Outubro Rosa é o câncer de mama, patologia ainda bastante ignorada pela população por falta de conhecimento de como se prevenir e combater.

PROGRAMAÇÃO

Quinta-Feira, 25-10-2012

·         Palestra educativa apresentada pela psicóloga Ilmara Suarez;

·         Entrega de folder sobre o tema apresentado no dia.

 

OBSERVAÇÃO:

Será sorteada mamografia e USG mamária, a cada dia de palestra, às pacientes com idade a partir de 35 anos. Os procedimentos serão agendados de acordo com a disponibilidade do setor responsável.

 

Sexta-Feira, 26-10-2012 - Encerramento

Caminhada de conscientização ao câncer de mama: No turno da manhã, com a participação da equipe da Clínica de Referência da Mulher, funcionários da atenção básica de saúde, alunos de colégios municipais e estaduais, estudantes de enfermagem da FAC, dentre outros. Durante o percurso, serão entregues panfletos educativos a respeito do Outubro Rosa e do câncer de mama. Participarão da caminhada autoridades políticas, profissionais de saúde, estudantes e população local interessada em apoiar o movimento.

Horário: A partir de 9h / Concentração: Em frente ao Colégio Paulo VI / Percurso: Sai do Colégio Paulo VI, sobe em direção à Rua 2 de Fevereiro sentido à Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes, passa pela Praça e retorna à Rua 2 de Fevereiro, finalizando no Colégio Paulo VI.

Objetivo: Divulgar para população de Candeias a Campanha do Outubro Rosa e a conscientização a respeito do Câncer de Mama.

ATENÇÃO: Todos os participantes deverão estar de camisa branca e portando o laço rosa e bola rosa, que será entregue gratuitamente pelos funcionários da clínica na concentração da caminhada. Durante a caminhada, serão entregues também panfletos explicativos à população.

Fotos

Palavras-Chave OUTUBRO ROSA - SAÚDE - MULHER - CÂNCER DE MAMA - PREVENÇÃO - EVENTO



Última atualização: 20/08/2019 07:58