Portal da Prefeitura Municipal de Candeias - Notícia

CAMINHADA DO OUTUBRO ROSA DE CANDEIAS FOI UM SUCESSO

26/10/2012 17:45:00    Fonte: Fabiana Andrade - ASCOM/PMC

 

Para encerrar a programação do Outubro Rosa de Candeias, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma grande caminhada na manhã desta sexta-feira (26). Cerca de cem pessoas vestidas de camisa branca, portando laço e bola rosa, marcharam pelas ruas da cidade contra o câncer de mama, doença que atinge, na maioria das vezes, as mulheres.

Geralmente, o câncer pode ser causado por fatores externos (substâncias químicas, irradiação e vírus) e internos (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Em geral, dez ou mais anos se passam entre exposições ou mutações e a detecção do câncer. As mulheres mais atingidas têm entre 40 e 79 anos.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no Brasil, somente em 15% a detectam na fase inicial, o que indica que as mulheres procuram o serviço médico tardiamente.

Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo e seu nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Em Candeias, o movimento foi iniciado pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Referência da Mulher, que realizou, nos dias 25 e 26 de outubro, palestras educativas, entrega de folhetos explicativos e brindes, além de encaminhamento para a realização do exame de mamografia.

Atualmente, o município de Candeias realiza cerca de 300 mamografias por mês na Clínica Medicina Humana, na qual tem convênio. De acordo com o secretário de Saúde, Eduardo Andrade, até agora não há demanda reprimida do exame no município e todas as pacientes que procuram ou precisam realizar o procedimento conseguem fazê-lo sem problema. O secretário alerta que o melhor meio de combater o câncer ainda é a prevenção e aconselha que as mulheres realizem periodicamente a mamografia manual.

Também participaram da Caminhada do Outubro Rosa de Candeias o prefeito Francisco Silva Conceição, o secretário municipal de Saúde, Eduardo Andrade e diversos profissionais de saúde do município.

Palavras-Chave: CÂNCER DE MAMA - OUTUBRO ROSA - CAMINHADA - SAÚDE

Fotos



Última atualização: 22/09/2020 13:21